segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

7 dicas de como divulgar (sem gastar muito) seu negócio

Tem muita empreendedora por aí que acha que falar em divulgação é sinônimo de gastar muito, mas engana-se! porque divulgar é algo que podemos fazer até nas esferas mais comuns do dia a dia, em lugares e com pessoas que você encontra e vê todos os dias, mas desperdiça esses momentos porque esquece que ali está uma oportunidade.
Veja as nossas dicas:

1) Seja cara-de-pau. Não importa onde você esteja: na fila do banco, na porta da escola esperando seus filhos ou mesmo numa festa, sempre comente sobre seu negócio. Quase sempre tem alguém que não sabia o que você faz, e que futuramente pode precisar dos seus serviços ou indica-lo.

2) Cartão de visita atraente. Já que você vai ter que fazer um cartão de visita, que faça um bem legal! Pense em algo que você guardaria. Dê uma utilidade para o cartão, sem esquecer do básico: O que sua empresa ou você faz bem visível, com telefone, e-mail e tudo que for necessário para um possível contato.

3) Faça seus clientes se sentirem especiais. Preste um bom atendimento sempre. Tente lembrar o nome do seu cliente, e segundo Kotler (um dos papas do Mkt) "conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes". Crie algo que faça ele lembrar com carinho da sua loja, seu produto ou sua marca. Fazer um "sachê" ou um cartãozinho custa os mesmos centavos, e as vezes tem mais valor agregado do que você pode imaginar.

4) Faça envios interessantes de conteúdos offlines e onlines. Enviar e-mail é uma maneira muito econômica de divulgar. Porém, já que o "e-mail marketing" está em todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Apenas tenha certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler como ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor maneira de vender é divulgar.

5) Fique em evidência. Participe de feiras, eventos e reuniões que tenham a ver com o seu negócio, que esteja próximo do seu público-alvo. Networking é a palavra do momento e a palavra-chave para um bom relacionamento com o mercado. Acredite!

6) Solidariedade nos negócios. Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança.

7) Use e abuse das mídias sociais. Dependendo do tipo do seu negócio você pode criar comunidades, grupos ou mesmo se engajar num assunto que atraia o público que te interessa. E assim, sem abusar, vá falando do seu negócio aos pouquinhos, para gerar interesse em quem está acompanhando seus posts. Além do que, hoje há muitas maneiras baratas e até gratuitas de se fazer um site. Aproveite!

E lembre-se, estar de bem com as mídias locais, tratar bem a todos é imprescindível.... e como boa mãe empreendedora que é, sabe que carinho e simpatia é algo que temos para oferecer incondicionalmente! E isso, realmente, não nos custa nada!


4 comentários:

  1. Gostei do seu post. Vou confeccionar bolsas e gostei de tudo o que li. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post. Concordo plenamente com o tópico 3, é muito importante tratar o cliente de forma diferenciada. E, no tópico 7, uma sugestão de mídia que funciona bastante para algumas mães que empreendem é o linkedin, lá é possível inclusive postar recados e engajar diretamente com seu público alvo.

    ResponderExcluir
  3. A Arte de uma boa divulgação está nos locais aonde divulga! aprenda a utilizar auto post de redes sociais.

    ★★★★★★★ WWW.DIVULGAR.INFO ★★★★★★★

    ResponderExcluir
  4. Você que é mãe, dona de casa, estudante ou simplesmente precisa de dinheiro para complementar a renda da família!!!
    Venha para a FR promotora, uma empresa que tem compromisso com seus clientes e profissionais.
    Sou mãe e dona de casa e também sou Promotora digital!!!! Para mais informações chamar no WATTS: 66992835278 ou acesse: www.frpromotora.com/45697675

    ResponderExcluir