quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Empresa e Filho: quem pensa muito não tem!

Nessa semana começa a Feira do Empreendedor - SEBRAE em São Paulo, no ExpoCenter Norte. Acredito que eventos como esse devem ajudar muito aos pequenos empreendedores que buscam por informações e consultorias que os ajudem nessa jornada. Mas, também acredito que com tanta informações e maneiras de empreender, alguns desistam só de pensar. Afinal, empreender "dá trabalho", é é o que dizem em relação aos filhos "Quem pensa muito não tem", afinal são tantos gastos, tantas regras, normas, pessoas envolvidas...e isso para ambas as escolhas!
Mas o que faz de um empreendedor uma pessoa diferente, acredito eu, é o desejo que ele tem de realizar! É  ter o desejo de marcar sua história com um feito ou uma realização significativa, que mude não só a sua vida, mas a vida das pessoas, e porque não, do mundo! ( Se identificou!?..rs) Se você já é mãe, fica fácil entender esse sentimento, porque quando colocamos um filho no mundo, renovamos nossas esperanças nos seres humanos, em suas ações, sonhamos que um dia, tenhamos colocado nesse mundo uma pessoa que mudará a vida de muitos, não é mesmo!?  Por isso acredito tanto que mães já são empreendedoras natas!

Mas ao mesmo tempo, o empreendedor, ao contrário do que muitos dizem, não é aquela pessoa que adora riscos e viver na corda bamba, e sim o que adora DESAFIOS! Não é o risco que move os empreendedores, e sim o desafio de realizar! 

Se passarmos essa comparação para os filhos, fica fácil entender: quem teria filhos no mundo de hoje? Um mundo cheio de violência, de maldades expostas diariamente nas mídias, de falsidades ideológicas entre outras coisas horríveis que poderia listar aqui, mas quando engravidamos, ou planejamos engravidar, tudo isso se ameniza e nossos sonhos minimizam a realidade, como se os riscos sumissem e se tornassem desafios, como se tivéssemos capacidade total e absoluta de criarmos um "ser humano especial" para um mundo cheio de adversidades! Certo? É isso!! Tudo depende de como enxergamos as coisas! Da nossa coragem e vontade de mudar o mundo! E isso é ser empreendedor!  E como disse outro dia o Rogério Cher, numa palestra que assisti " As melhores perguntas não devem ter respostas porque, as vezes, as palavras são reducionistas".
E ainda usando o conteúdo dessa palestra, queria dividir com vocês um trecho que ele nos deu, do livro " Mito do empreendedorismo" de Michael Gerber, que conclui bem esse pensamento:

"Grandes personagens, tais como empreendimentos maduros, são aqueles que sabem como chegaram onde estão agora, e como chegar onde querem. Eles têm uma visão de vida que perseguem diariamente. Passam a vida vivenciando no presente a visão que tem do futuro. Dia após dia confrontam aquilo que realizaram com o que pretendem realizar. E caso haja alguma disparidade entre os dois, logo agem para corrigir as diferenças. Acredito sinceramente que a diferença entre grandes personagens e todos os outros é que os primeiros criam suas vidas, enquanto os demais são produtos delas, esperando com passividade para ver em qual direção a vida os levará em seguida. A diferença entre os dois é a mesma de viver e apenas existir" 



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mães Empreendedoras no Fantástico!

Quadro do programa Fantástico da Rede GloboHá alguns meses atrás fui procurada pela Patricia Travassos, a repórter que está apresentando junto com o Max Geringer o novo quadro do Fantástico, e conversamos bastante, contei minha história, passei alguns contatos de mães que conhecia e depois nunca mais nos falamos. E ontem, vi finalmente o resultado dessa pesquisa toda no ar. Ficou bacana! Desde o começo achei a ideia ótima, porque acredito que quanto mais pessoas conseguirem enxergar o potencial dessas mulheres que conseguem conciliar a vida materna com a vida empreendedora, mais elas serão valorizadas.  É tão visível o quanto elas se desdobram e vivem guiadas pela emoção, que é difícil não se identificar. O quanto elas querem estar presentes, dando o seu melhor tanto na empresa quanto com os filhos e a família! Acredito que esse novo quadro possa ajudar muitas mulheres que passam pela mesma situação e não sabem como fazer melhor do que já fazem, e com a ajuda do Max Geringer, que vai dar "uma consultoria" , vamos aprender como lidar com essas duas coisas tão importantes na vida de qualquer mulher, que quer se fazer presente na vida de todos, e que as vezes (quase sempre!) se esquece dela mesma! 
Afinal, o que nos torna assim tão resilientes? Ser mães ou empreendedoras!? ou as duas coisas unidas!?
Vamos descobrir juntas!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Serás mãe por toda a vida, mas ele será criança só uma vez!

Para refletirmos: 

" Respira. Serás mãe por toda a vida.
Ensine as coisas importantes. As de verdade. 
A pular poças de água, a observar os bichinhos, a dar beijos de borboleta e abraços bem fortes. 
Não se esqueça desses abraços e não os negue nunca. Pode ser que daqui a alguns anos, os abraços que você sinta falta, sejam aqueles que você não deu. 
Diga ao seu filho o quanto você o ama, sempre que pensar nisso.
Deixe ele imaginar. Imagine com ele. 
As paredes podem ser pintadas de novo, as coisas quebram e são substituídas. 
Os gritos da mãe doem pra sempre. 
Você pode lavar os pratos mais tarde. Enquanto você limpa, ele cresce.
Ele não precisa de tantos brinquedos. Trabalhe menos e ame mais. 
E, acima de tudo, respire. Serás mãe por toda a vida. Ele será criança só uma vez" 

(Anonimo)-  tirado do grupo 4mom's

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ah Vá!? - Redução de Juros não atrai pequenos negócios



Quando li a notícia que o SEBRAE MG publicou de que a redução de taxa de juros não atrai os pequenos negócios, fiquei imaginando o que levaria eles acreditarem no contrário? Os microempreendedores, como nós - mineiros ou não - não têm nem chance com os bancos, mesmo esses que vivem alertando que reduziram os juros.

A pesquisa pode ser útil para alguém, mas não revela nada de novo para os empresários, já que a maioria dos empreendedores de pequenos negócios disseram não sentir as mudanças na política de juros do sistema financeiro, apesar de pagarmos as contas em dia, e sermos otimistas com o mercado.

Segundo a pesquisa, os pequenos usam recursos como cheque especial pessoal ou mesmo de pessoa jurídica para conseguir um prazo para seus investimentos. Segundo o estudo, as formas de financiamento mais utilizadas pelas micro e pequenas empresas mineiras são: o parcelamento de compras junto ao fornecedor (63%), recursos próprio do proprietário (60%) e linhas de financiamento dos bancos (40%).
 O cheque especial de pessoa jurídica foi a forma de financiamento utilizada por 36% dos entrevistados. Desses, 11% afirmaram que utilizam cheque especial de pessoa física para financiar os negócios. A pesquisa aponta ainda que parcela dos empresários não diferencia as finanças pessoais das empresas, demonstrando a necessidade de aprimorar o mecanismo de gestão do seu negócio. 

Em relação à pontualidade no pagamento das dívidas, as micro e pequenas empresas vêm honrando os seus compromissos dentro do prazo estabelecido. O percentual de estabelecimentos que quitam suas prestações com no máximo sete dias de atraso variou entre 95% e 96%, no período de janeiro de 2011 a agosto de 2012. 


Acesse a pesquisa completa : http://www.mg.agenciasebrae.com.br/




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bebendo água de um hidrante!

Já se imaginou nessa situação: Você está com uma sede enorme, debaixo de um sol escaldante e só há um hidrante na sua frente. Num primeiro momento ele parece ser a sua salvação, porque ali tem o que você mais deseja naquele momento: a água!  E você corre sedenta e louca para abrir o máximo que puder para sentir e beber aquela abundância de água mesmo sabendo que não será uma tarefa fácil! Imagine sua boca aberta sedenta de sede e você não conseguindo engolir um gole dessa água toda!?..Pois é...é assim que estou me vendo ultimamente! Se trocar o termo "água" por informações, fica mais claro!

São tantas as necessidades para "empreender" bem no próprio negócio, fazê-lo dar certo e principalmente colocar tudo que vemos e aprendemos em prática que, as vezes, parece que não consigo assimilar tantas informações!

Fui tão sedenta  para o curso 10 000 Mulheres Empreendedoras da FGV que as vezes acho que não estou assimilando tantas informações. A cada final de semana temos aulas com professores TOPs do mercado, os melhores profissionais do universo acadêmico, temos o privilégio de estar numa das principais estruturas de administração do Brasil e isso inicialmente provocou um deslumbramento que acabou me distanciando  um pouco da realidade diária de uma mãe empreendedora (afinal, tenho que ficar offline por dois dias tanto para a empresa quanto para os filhos). 

Até agora já tive aulas de Estratégia, Marketing, Operações, Finanças, RH  e liderança todas com conteúdos maravilhosos e esclarecedores para o mundo empreendedor que vivemos, mas ainda estou  sentindo "falta do copo!". Não quero parecer ingrata, porque tenho certeza que tudo que estou aprendendo ali, será muito útil para mim e minha sócia aplicarmos na empresa, mas pelo fato de termos que lidar com as dificuldades da empresa, e a falta de tempo para estruturarmos, me deixa preocupada em saber como lidaremos com tanta informações em tão pouco tempo!
Estamos totalmente abertas para as mudanças, e por enquanto a "força da água" só está nos "enxaguando" com sabedorias, teorias e muita admiração por tudo que está sendo oferecido,  mas ainda não está nos satisfazendo, ou matando nossa sede,  como um simples copo d´'água" faria!

Estou ansiosa para chegar a hora de, com as ferramentas certas, conseguir usar tudo que estou aprendendo, e distribuir nos "jarros" cada quantidade certa dessa "água", e para aos poucos poder bebe-la também com sabedoria! Tenho certeza que com o decorrer do tempo essa sede acaba e os "goles" ficarão mais fáceis de "engolir"!
Mas não desistirei e irei até o final - e como aprendi outro dia numa aula de RH - a Resiliência é a palavra do empreendedor de sucesso!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quando tudo parecia mais fácil....

Hoje, faz exatamente 14 anos que fui mãe pela primeira vez!E acordei pensando naquele dia...e tudo voltou na minha mente e no  meu coração...todos os sentimentos e experiências.. lembranças doces...e o mais engraçado é que parece que foi ontem! Lembro dos preparativos da maternidade, da ansiedade da noite anterior a internação, da preocupação se ia ocorrer tudo bem...exatamente como foi! Nenhum sentimento foi apagado da minha memória! E isso é tãaaoooo gostoso! Deu vontade de pegar as fotos do nascimento, e ficar "namorando" e revivendo cada minuto que não volta mais! Cada gesto, cada carinho, cada conquista daquela fase ficou lá! E hoje só me resta revive-las em minha memória! Acho que o filho não tem essa dimensão do quanto esse dia marcou a vida de seus pais!
Mas também tenho certeza, que fazer 14 anos é um marco na vida dele...ele sabe que já não será mais tratado como uma criança, afinal já pode ser considerado oficialmente um adolescente! Já tem suas responsabilidades e suas maiores conquistas ainda estão por vir...e eu tenho a consciência de que não estarei  do lado dele para ver, tirar fotos e reviver isso eternamente como faço com as fotos dele bebê...e acho que é por isso que os pais gostam tanto de ver essas fotos...porque era uma fase em que tínhamos total controle das coisas, dos sentimentos deles por nós e principalmente de que tudo na vida deles se baseava em nós!
Só queria retratar isso com vocês...porque no meio desse turbilhão de coisas que a vida de uma mãe empreendedora é, não podemos deixar essas coisas passarem....não podemos deixar de curtir esses momentos....precisamos valoriza-los e torna-los inesquecíveis!
Boa semana para todas!