segunda-feira, 25 de junho de 2012

De mãe para mãe: como trabalhar nas férias das crianças



Quem já está arrepiada só de pensar que falta menos de uma semana para as crianças entrarem de férias, é só gritar!! Pelo menos, para quem trabalho no sistema  Homeoffice é desesperador! Mas como já é o terceiro ano que estou nessa vida, já me preparo antes para não me enrolar nas férias dos meninos. A minha primeira opção é ir para um escritório colaborativo, o Coworking MyJobSpace, que fica no Jabaquara. Lá eu posso pagar por hora e ficar o tempo necessário dedicada ao trabalho, sem barulho e principalmente sem preocupações. Ainda posso voltar para casa e encarar alguma atividade com as crianças. Sem contar que dá para exercitar o networking e ainda conquistar novos amigos e até novos clientes. Outra dica é fugir com as crianças para algum lugar que ofereça serviços que possam te ajudar a deixar as crianças ocupadas por algumas horas. No caso, o Atibaia Campo que fica a poucos km de São Paulo é uma ótima pedida. Lá você pode alugar um chalé, eles oferecem sistema wireless e também recreadores, sem contar que a segurança é tanta que se as crianças saírem de manhã e só voltarem para dormir, você não precisa se preocupar! O espaço é gigante e oferece muitas atividades, além da Cantina com restaurante aberto para almoço e jantar nas férias de julho. E se duvidar você ainda pega um cineminha na cidade com as crianças! É mais barato que por aqui e vale o passeio! Sem contar que pela proximidade com São Paulo, dá para o maridão encarar a Fernão Dias diariamente! O Atibaia Campo também realiza em julho a sua tradicional Festa Julina, que sempre traz atrações musicais, de comidas típicas e muita festa! Vale realmente a pena! Você consegue unir o útil ao agradável ao pé da letra!rsMas se você precisa realmente trabalhar em Homeoffice, aproveite os horários que as crianças estão dormindo para colocar o serviço em dia. Esqueça a casa! Depois os coloque para te ajudar a arrumar! Afinal, eles têm que queimar energia de alguma maneira! Sem dizer que qualquer mãe empreendedora sabe que a madrugada é a melhor aliada! Eu costumo falar que é a hora do silêncio Criativo! Mas, dependendo do dia, esse silêncio todo não inspirará só a criatividade e você acaba dormindo em cima do teclado! :)Tenho certeza que tudo que escrevi aqui não é novidade para nenhuma mãe, a não ser as dicas do Coworking e do Atibaia Campo! Se vocês tiverem outras dicas de como "se virar" nessas férias, coloquem aqui, vamos compartilhar as melhores dicas e nos ajudar! Afinal, ser mãe empreendedora não é fácil mas vale a pena! 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cartão ou sorriso!?

Toda mulher quando vira mãe, perde o nome! Vira "mãe do Pedro" no colégio, vira "Mãezinha" no Pediatra e mãe para todos da família, você é a Mãe do "seu filho" para todos os que não te conhecem, e assim será!

Mas e nos negócios? será que levamos isso para as mesas de reuniões? Será que tratamos as pessoas pelos nomes ou pelo o que elas representam? Tenho uma amiga que diz, que quando a pessoa sai da empresa, em muitos casos de grandes empresas, elas perdem o sobrenome! Porque adora dizer: "Sou FULANA, da Multinacional X!" É infelizmente vimos isso com grande frequência! E quando vai para o mercado empreendedor não entende que só o Nome da Empresa que você criou com tanto amor e carinho, bastam para te conhecerem! É preciso ter história, simpatia, empatia com tudo que te interessa, senão cairemos na "aquela fulana mal humorada" ou "aquela que tem uma bolsa horrorosa"..sei lá...rs..mas o que importa é que devemos evitar essas coisas no mundo corporativo, ainda mais quando estamos lidando com clientes pequenos (micro-empresas), fornecedores e  pessoas do meio.

Sempre levo meus cartões da empresa comigo, mas posso garantir que os melhores clientes e negócios eu conquistei com um sorriso e muita atenção ao negócio dele e principalemnte ao que ele me falava. Tem gente que acha que entregar um cartão bonito, com papel Couchet envernizado, gramatura xyz, vale mais do que ser educado, ter um bom sorriso no rosto e é claro, um bom desempenho profissional.

Nem preciso dizer que como mães empreendedoras que somos, sabemos como tirar de letra pessoas falando ao mesmo tempo, educação na hora certa e entrega nos prazos! somos muito boas nisso!.rs.
É claro que não é tão simples quanto parece...cada um sabe de onde tira cada lição de ser mãe e empreendedora!
Mas, pode parecer romântico, mas ainda acredito em crianças educadas, pais sábios e mães empreendedoras que sabem o que querem!