terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parceria de mães empreendedoras sai da informalidade e vira Sociedade!

 Eu sempre trabalhei como freelancer desde que saí de uma empresa multinacional, justamente para conciliar a vida de mãe com o trabalho! É claro, que empreender nesse mundo machista e cheio de obstáculos para as mães que querem conciliar as duas coisas se torna um desafio maior a cada conquista. Fiquei trabalhando sozinha, com clientes aqui e ali, levando uma vida cheia de "rótulos" como a mãe "moderna" que trabalha em "Home Office"!..rsrs... mas que "trabalha"! E com a conquista de bons clientes e as indicações aparecendo, me vi na busca por uma parceria. Mas o que eu buscava era uma pessoa que tivesse os mesmos valores que eu, tanto em relação ao profissionalismo quanto a família, já que abri mão de um emprego estável por isso! Não queria uma pessoa muito diferente de mim, porque valorizo coisas que, hoje em dia, para muitos ainda são desvalorizadas no meio comercial, como por exemplo, reservar o horário de buscar e levar meus filhos na escola. Disso não abro mão!
Uma de nossas primeiras reuniões no inicio de 2011
E como acredito que o Universo conspira a nosso favor, num dia de trabalho no Coworking MyJobSpace encontro uma velha amiga da Multinacional que tinha acabado de sair da empresa pelo mesmo motivo que eu: se dedicar melhor ao filho e ao mesmo tempo a uma vida Freelancer. 
Ali sabia que teríamos uma parceria. Conversamos bastante e decidimos compartilhar alguns clientes e apostar numa parceria para novos projetos, e a partir dali nasceu a PitchCom. 

Acredito que temos objetivos e valores comuns e que isso nos manterá parceiras e sócias por muito tempo! Apesar da distância física, já que fico no ABC e ela na Zona Norte de SP, nós conseguimos conciliar nossos interesses, nosso tempo e já temos alguns "cases" de sucesso para comemorar, construídos dessa parceria.

Tenho certeza que, apesar do que dizem os pessimistas de plantão, nossa amizade e o nosso respeito mútuo serão garantias de uma eterna parceria, e que a "sociedade" não mudará! 

Agradeço a Deus e ao Universo por sempre colocar pessoas como a Isadora Leone na minha vida! Sem contar, que a partir de agora ela colocará a prova, mais uma vez, que ser mãe e empreendedora é revigorante, já que está esperando um lindo bebê para 2012! 
Só boas vibrações, e muito sucesso para todos em 2012!



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Eu faço Assessoria de Imprensa! Você sabe para que serve?

Ser mãe empreendedora e assessora de imprensa não é tarefa fácil! Mas mais difícil do que isso é quando falo que trabalho em "home office" ou em "coworking" e as pessoas fazem aquela cara e falam: " ah sei!... então você não trabalha!?"... e quando tento complementar e explicar com o quê trabalho, aí piora! Porque poucas pessoas sabem o que faz ou que significa trabalhar como uma assessoria de imprensa. Embora muita gente entenda a profissão como uma distorção do trabalho do jornalista, já que a mídia está toda “vendida”, e sabemos que a verdade sobre a profissão está longe disso.  Mas, poucos sabem realmente o que é Assessoria de Imprensa e o quanto ela é importante para as empresas, principalmente as que estão começando! Mas, para tentar elucidar melhor, vou as explicações:
wikipedia não ajuda:
A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores…A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas e em Jornalismo.
A grosso modo, o assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre a empresa e um veículo de comunicação. Ele não vende matérias a um jornal, tampouco coordena campanhas de marketing ou publicidade, embora as delimitações entre as profissões têm diminuído e algumas funções possam se mesclar. Conheço muitos assessores que acabam organizando eventos e ajudando em outras áreas do cliente.
Mas se atendo à premissa básica, um assessor trabalha de dois modos, quase sempre ao mesmo tempo:
Atendendo a imprensa, ou seja, o repórter liga na assessoria e diz: “Olha, eu tenho que fazer uma matéria sobre a falta de bacalhau no mercado, com quem eu posso conversar na Peixaria?” Cabe ao assessor passar as informações preliminares ao repórter e então ir atrás do contato, e colocá-lo a par da situação, assim como acertar se as informações serão passadas pela assessoria, em entrevista, ou por e-mail.
Enviando Releases, temor de muitos jornalistas. O assessor escreve um press-release sobre alguma informação de assunto público, que caiba nos jornais. Embora muita gente associe o release a produtos, há muita coisa legal que acontece nas empresas que vale mesmo a pena ser noticiado. Por exemplo, se a Peixaria têm um programa de controle marinho que no seu primeiro ano além de aumentar a população de peixes também trouxe de volta à costa uma poupulação de golfinhos, isso merece ser divulgado! E a principal arma do assessor nessa divulgação é o release.
Jornalistas trabalham com informação, e um release em tese contém uma informação relevante, portanto receber release é bom para o jornalista, certo? E é aí que mora o perigo. É função do assessor de imprensa medir o que é relevante ou não. Mas por várias questões (que o Peixe Fresco abordará com o tempo), muitas vezes o jornalista recebe muita coisa que não é realmente publicável (como uma revista de economia receber sobre o lançamento de mais um revolucionário modelo de anzol). Juntando todas as empresas de uma cidade, o jornalista se afoga em um mar de informações inúteis.
Há ainda um terceiro trabalho importante da assessoria que envolve os dois acima, mas que tem características específicas: gerenciamento de crise. Um navio de turismo da companhia atendida naufragou. A companhia deve esclarecimentos à população, como atender a grande demanda que surgirá da imprensa e controlar para que a sua imagem não saia manchada da situação? E é nesse momento que se faz necessária a agilidade do assessor para escrever releases, organizar coletivas, agendar entrevistas, obter a lista de vítimas, locais para onde foram levadas, tudo. Um post específico sobre o assunto virá mais para a frente.
Por essas e outras o trabalho de assessor de imprensa deve ser realizado com muito cuidado, para não comprometer a imagem do cliente, e da própria empresa de assessoria.


E vai dizer que eu não trabalho? rsrs....